Exemplo de interações em uma sala de aula [1]

Dadas algumas explicações nas postagens anteriores do que seriam enquadre e alinhamento, podemos observar algumas aplicações destes conceitos.

Luane da Costa Pinto Lins Fragoso (CEFET-RJ/PUC-RJ) apresenta um artigo em que apresenta as interações em uma sala de aula. No artigo intitulado "Interação Em Contexto Institucional Escolar: A Relação Professora/Alunos Em Uma Aula Debate", que mostra um caso de uma turma de segundo ano do Ensino Médio-Técnico de Enfermagem em uma aula de Inglês de uma  instituição pública federal de ensino, pode-se perceber que há variações no enquadre, que ela apresenta como duas estruturas:  um enquadre  maior, que seria a aula,  e  um  enquadre  menor, que seria o debate. Ela também demonstra a mudança de alinhamentos entre os agentes interacionais a partir dos seus papéis exercidos quando o enquadre é a aula e quando é o debate em si.

Eis alguns trechos do artigo:

"A pergunta pode ser considerada a motivação inicial para se colocar em prática o processo  de  ensino-aprendizagem,  uma  vez  que  naquela  situação  de  fala,  o  objetivo central da aula é proporcionar o debate/reflexão sobre o texto abordado anteriormente. 
Neste início de interação, a professora ocupa o lugar de falante primário e ao passar a palavra para Vítor, o faz ocupar esta  posição. Vítor passa então, a ser um participante ratificado, adquirindo o direito de ocupá-la. Além da fala da professora ser totalmente endereçada a Vítor, por meio da gravação, é possível perceber que a sua atenção visual também  se  volta  para  ele.  É  importante  destacar  o  fato  de  que  as marcas  linguísticas não  são  o  único  recurso  utilizado  a  fim  de  ratificar  um  falante.  Gestos,  a  postura do indivíduo, o direcionamento do olhar e marcas paralinguísticas também são utilizados para este fim."

(...)

"Ao ratificar o aluno Vítor para ser o falante primário, a professora estabelece um envolvimento conversacional  maior  com  ele  do  que  com  as  demais  alunas  naquele momento.  Envolvimento  este, ilustrado  por  expressões  utilizadas  por  ela  em  seu discurso  (ahã/uhum).  Através  destas  marcas linguísticas  percebe-se  o  alinhamento  da professora com este aluno. Ela presta atenção ao que ele está dizendo como resposta a sua pergunta anterior e sinaliza tal comportamento através da sua fala, principalmente."

O texto completo do artigo pode ser encontrado clicando AQUI ou na biblioteca de referência do blog.

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