Dadas algumas explicações nas postagens anteriores do que seriam enquadre e alinhamento, podemos observar algumas aplicações destes conceitos.
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso (CEFET-RJ/PUC-RJ) apresenta um artigo em que apresenta as interações em uma sala de aula. No artigo intitulado "Interação Em Contexto Institucional Escolar: A Relação Professora/Alunos Em Uma Aula Debate", que mostra um caso de uma turma de segundo ano do Ensino Médio-Técnico de Enfermagem em uma aula de Inglês de uma instituição pública federal de ensino, pode-se perceber que há variações no enquadre, que ela apresenta como duas estruturas: um enquadre maior, que seria a aula, e um enquadre menor, que seria o debate. Ela também demonstra a mudança de alinhamentos entre os agentes interacionais a partir dos seus papéis exercidos quando o enquadre é a aula e quando é o debate em si.
Eis alguns trechos do artigo:
"A pergunta pode ser considerada a motivação inicial para se colocar em prática o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que naquela situação de fala, o objetivo central da aula é proporcionar o debate/reflexão sobre o texto abordado anteriormente.
Neste início de interação, a professora ocupa o lugar de falante primário e ao passar a palavra para Vítor, o faz ocupar esta posição. Vítor passa então, a ser um participante ratificado, adquirindo o direito de ocupá-la. Além da fala da professora ser totalmente endereçada a Vítor, por meio da gravação, é possível perceber que a sua atenção visual também se volta para ele. É importante destacar o fato de que as marcas linguísticas não são o único recurso utilizado a fim de ratificar um falante. Gestos, a postura do indivíduo, o direcionamento do olhar e marcas paralinguísticas também são utilizados para este fim."
(...)
"Ao ratificar o aluno Vítor para ser o falante primário, a professora estabelece um envolvimento conversacional maior com ele do que com as demais alunas naquele momento. Envolvimento este, ilustrado por expressões utilizadas por ela em seu discurso (ahã/uhum). Através destas marcas linguísticas percebe-se o alinhamento da professora com este aluno. Ela presta atenção ao que ele está dizendo como resposta a sua pergunta anterior e sinaliza tal comportamento através da sua fala, principalmente."
O texto completo do artigo pode ser encontrado clicando AQUI ou na biblioteca de referência do blog.
Nenhum comentário