Exemplo de interações em uma sala de aula [2] ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA



Como boa parte dos estudantes do curso de Tópicos em Sociolinguística atua/atuará no ensino de língua estrangeira, acredito que esta dissertação também poderá ser uma leitura interessante e útil para o reconhecimento e percepção de como se dão os enquadres e alinhamentos em situações que são absolutamente possíveis para a realidade do universo de quem segue o curso de licenciatura.



O texto é uma dissertação de 2007 da então mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gabriela da Silva Bulla, intitulado "A realização de atividades pedagógicas colaborativas em sala de aula de português como língua estrangeira", em que faz um estudo que se valia também do uso de computadores em rede para comunicações.


Os aspectos de como se dão os enquadres e alinhamentos são teorizados e demonstrados especialmente nos capítulos 1 e 3, sendo o capítulo 3 ricamente ilustrado com fotos dos participantes nos momentos em que ocorrem as interações, sendo seus posicionamentos indicados por setas e com as transcrições dessas interações.

O enfoque principal da autora é a questão da colaboração e da negociação de papéis em sala de aula. Ela verifica (a) a construção conjunta de enquadres; (b) negociação da responsabilidade compartilhada sobre o cumprimento de atividades; (c) resolução de ocasionais problemas; (e) realização de ações de pedir e oferecer ajuda e trata ainda da importância do papel do professor como planejador das situações de sala de aula e como agente apto a lidar com situações não previstas.


O texto completo da dissertação pode ser encontrado AQUI ou na biblioteca do blog.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About